Vídeo final

16 de junho de 2009

Otto Dix e Emil Nolde

2 de junho de 2009

Fig. 1 - Otto Dix, Stormtroops Advancing Under Gas, 1924
Otto Dix - nasceu em Untermhausen, na Alemanha, no dia 2 de Dezembro 1891, participou como voluntário na festa macabra da Primeira Guerra Mundial e, mais tarde, formou parte do dadaísmo de Berlim, integrando a Primeira Feira Internacional DADÁ, realizada em 1920.

Contudo, a sua passagem por esse movimento foi efémera, como tinham sido as suas anteriores afinidades com o expressionismo. É mais conhecido como o principal representante da Nova Objectividade (tendência desenvolvida na Alemanha a partir de meados dos anos vinte) nascida das cinzas do expressionismo.

Dix (tal como o seu contemporâneo George Grosz) é difícil de classificar, embora tenha deixado uma obra de uma violência inconfundível. Morreu em Lake Constance em 25 de Julho 1969.

Emil Nolde - nasceu a 7 de Agosto de 1867, sendo que a maioria dos seus quadros chocaram os espectadores, pois a vivacidade das cores usadas, o excesso de tinta, a distorção das perspectivas, e a deformação dos rostos faziam com que a observação dos seus quadros fosse
mais complicada. Todos estes factos acenturam-se na sua viagem à Nova Guiné (1913 e 1914).

Influenciado por Edvard Munch e Van Gogh, o pintor mudou muito poucas vezes o seu estilo de pintura. Em 1941, os nazis proibíram Nolde de pintar mais quadros, pois consideravam-nos imorais, podendo incitar revoltas. Após a queda de Hitler, Nolde voltou a pintar aquarelas e pequenos óleos, até à sua morte a 15 de Abril de 1956.
Fig. 2 - Emil Nolde, Mask Still Life III, 1911
 
◄Design by Pocket